A educação em ciências vem sofrendo transformações desde o final do século XIX, tanto no currículo prescrito como nas práticas desenvolvidas nas salas de aula. O método intuitivo, o escolanovismo, o método da redescoberta, o ensino tecnicista, o construtivismo, a educação cidadã, entre outras concepções de ensino, vêm se sobrepondo nas formações dos professores e nas formas de apropriação das ideias, sem ser problematizadas em uma perspectiva histórica.
Há muitos fatores que podem justificar a raridade de trabalhos históricos sobre o ensino das ciências. Entre outros, a necessidade de reunir em uma mesma investigação fundamentos de áreas muito distintas como a ciência, a história e a educação ou a carência de acervos documentais que possam servir de fontes para investigações, especialmente, sobre as práticas pedagógicas.
Nesse sentido, o Grupo de Pesquisa em História da Educação em Ciências apresenta o Repositório de História do Ensino de Ciências (RHEC) que tem como objetivo organizar um acervo documental digital aberto sobre o tema. Com esse acervo documental, espera-se colaborar com a preservação da memória e a promover o desenvolvimento de projetos sobre a história do ensino de ciências no Brasil.