Título: História da Educação em Ciências no Brasil: a organização de fontes de pesquisa a partir da criação de um repositório institucional aberto
Tipo: Pesquisa - Financiamento FAPESP
As disciplinas escolares do campo das ciências da natureza vêm sofrendo as influências de várias propostas educacionais desde a sua inserção nos programas ensino no século XIX. Entre essas propostas mais recentes estão, por exemplo, a metodologia da redescoberta de inspiração cognitivista, as ideias vinculadas à educação tecnicista e as propostas de formação cidadã. No entanto, a história da educação no Brasil ainda se ressente de investigações que interpretem a relação entre essas propostas e o ensino das ciências e auxiliem na compreensão das mudanças e permanências que moldaram esse campo do ensino. Sendo assim, este projeto apresenta dois objetivos: o primeiro é preservar a memória do ensino de ciências a partir da organização de um acervo digital institucional aberto no qual serão priorizados os documentos do processo de constituição da área do ensino de Química entre as décadas de 1960 e 1990 e o segundo é analisar o processo de elaboração das propostas de ensino e da constituição da comunidade de ensino de Química. O trabalho de construção do repositório consistirá em selecionar, digitalizar e catalogar documentos produzidos pelos professores que atuaram no ensino de Química neste período e a análise se valerá dos aportes teóricos da história cultural. Espera-se que os resultados contribuíam com a compreensão da formação da área de educação Química e, consequentemente, com a formação de professores de ciências nos curso de graduação e pós-graduação. Além disso, há a expectativa de que o projeto contribua com o processo de internacionalização das pesquisas em história da educação ao buscar uma interlocução com pesquisadores argentinos com o objetivo de identificar possíveis nexos entre os dois países latino-americanos nos processos educativos para o ensino das ciências. (AU)
Título: Cultura material escolar e história do ensino de Ciências Naturais em São Paulo: uma abordagem transdisciplinar
Tipo: Pesquisa - Financiamento FAPESP
Descrição: Este projeto consiste em uma investigação histórica acerca do ensino de Ciências Naturais em São Paulo, entre os anos 1880 e 1971. No âmbito da formação de professores de ciências para a educação básica, a pesquisa e o estudo da história do ensino de ciências ainda é incipiente. Daí a necessidade de sistematizar conhecimentos sobre o tema e avançar na compreensão de um objeto pouco abordado na história da educação brasileira. Analisando a documentação da Escola Normal de São Paulo e do Ginásio da Capital, interessa pensar, de um lado, o investimento do governo paulista nos materiais para o ensino de Ciências Naturais; e, de outro, os usos e as práticas pedagógicas desenvolvidas no interior da escola, a partir de tais materiais. Para tanto, além dos próprios objetos, serão analisadas fontes como inventários de bens das escolas investigadas; notas de compra; despacho aduaneiro de navios comprovando a importação do material; ofícios e correspondências de solicitação de tais materiais, manuais de ensino, catálogos e anúncios de fabricantes de material escolar, dentre outras. O procedimento metodológico consiste em confrontar os diferentes tipos de fontes destacando quais objetos foram adquiridos, os processos comerciais e administrativos pelos quais chegaram até a escola. Interessam, também, as práticas pedagógicas, as propostas dos manuais de ensino, as marcas de usos nos objetos que ainda sobrevivem nos acervos, os indícios de apropriação. Por fim, a contribuição da pesquisa é compreender como se foi configurando o ensino e a aprendizagem desta área de conhecimento entre nós, no período delimitado, bem como a construção de uma cultura escolar no que tange ao ensino de Ciências Naturais, em São Paulo.
Título: Conservação e usos pedagógicos dos objetos de educação em ciências da Escola Caetano de Campos
Tipo: Extensão
As experiências de educação em ciências a partir do uso de materiais para a observação da natureza ou para demonstração de fenômenos naturais têm provado o grande fascínio que os artefatos provocam nos estudantes. Há muitos objetos em escolas ou em centros de memória que podem provocar o mesmo interesse, mas por vários motivos estão guardados longe do cotidiano dos professores e dos estudantes. Esses objetos, se recuperados e organizados, podem compor espaços de memória que contribuam para a preservação das histórias institucionais e ao mesmo tempo sejam locais de educação para a área das ciências. O resgate da memória escolar induzido pela conservação de sua cultura material reforça os laços entre a comunidade e a instituição e as aproxima, fator fundamental para a valorização da escola e para o acompanhamento dos estudantes pela família. A oferta de material pedagógico estimula o uso de novas metodologias que podem promover um ensino mais dinâmico e interessante. Este programa de extensão será desenvolvido em cooperação com o Centro de Memória e Acervo Histórico/ Centro de Referência em Educação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e tem o objetivo de realizar ações de preservação nos objetos do acervo da Escola Caetano de Campos e colaborar com a exposição pública desse material.